
Inmet registra a menor temperatura máxima em SP nesta tarde
Gerada por IA
A cidade de São Paulo bateu, nesta quinta-feira (25), o recorde de menor temperatura máxima para um mês de junho em 30 anos. De acordo com informações da Defesa Civil Estadual e dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os termômetros travaram na marca de apenas 13,4°C na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte da capital paulista.
O índice supera a marca anterior, de quarta-feira (24), quando a máxima havia sido de 13,5°C e iguala o comportamento climático de 29 de junho de 1996, consolidando esta semana como uma das mais frias das últimas décadas para o início do inverno.
Passado de marcas negativas
Embora o frio desta tarde seja histórico para as últimas décadas, a capital paulista já enfrentou invernos ainda mais rigorosos no século passado. Nas décadas de 1940 e 1950, a cidade de São Paulo chegou a registrar temperaturas negativas oficiais em sua estação central.
O recorde absoluto de frio na cidade ocorreu em 2 de agosto de 1955, quando os termômetros do Mirante de Santana marcaram impressionantes -2,1°C, provocando geada generalizada na cidade. Na década anterior, em julho de 1942, a capital também quebrou a barreira do zero e registrou -1,2°C.
O histórico das tardes mais frias da capital
Com a medição desta quinta-feira, o panorama de extremos de temperatura máxima para o mês de junho e para o histórico geral da cidade fica assim configurado:
Recorde de junho em 30 anos (INMET): 13,4°C em 25 de junho de 2026 (Mirante de Santana).
Recordes anteriores de junho (INMET): 13,8°C em 13 de junho de 2004 e 14,3°C em 21 de junho de 2016.
O recorde absoluto da história (Todos os meses): O dia com a tarde mais fria já documentada na capital paulista continua sendo 30 de julho de 1974, quando a máxima não passou de 7,6°C no Mirante de Santana.
Extremos nos bairros (CGE)
A forte massa de ar polar, combinada com o céu completamente encoberto e a umidade, derrubou as temperaturas de forma ainda mais acentuada nos extremos da cidade. Nas estações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, bairros da Zona Sul como Parelheiros e Capela do Socorro registraram máximas absolutas que sequer romperam a barreira dos 11°C ao longo de toda a tarde.
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

