
Lula
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manteve uma conversa por telefone, nesta segunda-feira (9), com a presidente do México, Claudia Sheinbaum. O diálogo teve como foco central o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas entre as duas maiores economias da América Latina, com ênfase na ampliação de parcerias estratégicas.
Durante o contato, os mandatários manifestaram um interesse mútuo em aprofundar a cooperação bilateral na área de energia. O setor é visto por ambos os governos como fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a integração produtiva da região. Além da pauta energética, Lula e Sheinbaum discutiram mecanismos para dinamizar o comércio e os investimentos entre as nações.
Visita oficial e agenda empresarial
Como parte do esforço de aproximação, o presidente Lula reiterou o convite para que a presidente mexicana realize uma visita oficial ao Brasil. A mandatária aceitou o convite, e ambos os governos acordaram trabalhar na definição de uma data para o encontro, que deve ocorrer entre os meses de junho e julho deste ano.
O presidente brasileiro sugeriu ainda a organização de um evento empresarial de grande porte para coincidir com a visita de Sheinbaum. A proposta é reunir lideranças do setor privado brasileiro e mexicano para explorar novas oportunidades de negócios e parcerias industriais.
A iniciativa busca formalizar um canal direto de diálogo entre os empresários, facilitando a abertura de mercados e o intercâmbio tecnológico entre o Brasil e o México.
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

