Band Jornalismo

Michelle diz que Bolsonaro tem boa evolução e dor controlada após cirurgia

Boletim médico divulgado pelo hospital DF Star diz que ele está internado para controle da dor e reabilitação

Da redação
DA REDAÇÃO

03/05/2026 • 12:20 • Atualizado em 03/05/2026 • 12:20

Bolsonaro durante saída para consulta em hospital do DF

Bolsonaro durante saída para consulta em hospital do DF

Adriano Machado/Reuters

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou, neste domingo (3), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “tendo uma boa evolução, com a dor controlada” depois de ter sido submetido a uma cirurgia no ombro direito na última sexta-feira (1°) no hospital DF Star, em Brasília.

Compartilhar

Ainda segundo a publicação feita nas redes sociais de Michelle, o ex-presidente está “chateado” por não conseguir se alimentar sozinho depois do procedimento. Ela afirmou que o acompanha durante o processo de recuperação e que Bolsonaro está sendo avaliado pela equipe médica durante a internação no hospital, onde permanece internado sem previsão de alta.

O boletim médico, divulgado mais tarde, confirma o bom quadro clínico de Bolsonaro. Ainda não há previsão de alta.

O hospital DF Star informa que o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro encontra-se internado após ser submetido a cirurgia de reparo artroscópico do manguito rotador à direita. Mantém boa evolução clínica e com bom controle da dor. Segue internado em apartamento para analgesia, medidas de prevenção de trombose e para reabilitação motora e funcional.

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro passa por uma cirurgia de reparo artroscópico do manguito rotador no ombro direito nesta sexta-feira (1), em Brasília. O procedimento ocorre no hospital DF Star e, segundo nota oficial divulgada pela instituição, a intervenção foi finalizada sem intercorrências. Bolsonaro permanece internado na unidade para acompanhamento clínico e controle de dores pós-operatórias.

Cirurgia

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro passa por uma cirurgia de reparo artroscópico do manguito rotador no ombro direito nesta sexta-feira (1), em Brasília. O procedimento ocorre no hospital DF Star e, segundo nota oficial divulgada pela instituição, a intervenção foi finalizada sem intercorrências. Bolsonaro permanece internado na unidade para acompanhamento clínico e controle de dores pós-operatórias.

A equipe médica responsável pelo procedimento é composta pelos doutores Alexandre Firmino Paniago, ortopedista e cirurgião de ombro; Claudio Birolini, cirurgião geral; e os cardiologistas Leandro Echenique e Brasil Caiado.

A direção geral da unidade, sob comando de Allisson B. Barcelos Borges, confirmou que o estado de saúde do ex-presidente é monitorado em uma unidade de internação comum.

Detalhes do procedimento e observação clínica

A artroscopia realizada é um procedimento considerado minimamente invasivo, utilizado para tratar lesões nos tendões que auxiliam na estabilidade e mobilidade do ombro. No caso de Jair Bolsonaro, o foco da equipe médica é garantir que a recuperação ocorra sem riscos cardiológicos ou infecções, motivo pelo qual a observação em unidade de internação é padrão para o quadro apresentado.

De acordo com o boletim assinado pelos especialistas, a fase atual é de "observação clínica", período em que os médicos avaliam a resposta do paciente à anestesia e aos medicamentos para dor.

Até o momento, não há uma previsão exata para a alta hospitalar, embora esse tipo de cirurgia costume exigir alguns dias de repouso antes da liberação para fisioterapia. A nota à imprensa reforça que o ex-presidente está sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar que já o acompanhou em outras ocasiões.