Band Política

Jaques Wagner deixa a liderança do governo no Senado após reunião com Lula

Senador afirma que prioridade é provar inocência e dedicar-se às campanhas eleitorais de 2026 ao lado de nomes como Jerônimo Rodrigues e Rui Costa

Da redação
DA REDAÇÃO

24/06/2026 • 17:51 • Atualizado em 24/06/2026 • 20:08

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou a liderança do governo no Senado após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (24). O parlamentar anunciou o seu afastamento do cargo, disse que a decisão foi em comum acordo e definiu o encontro como uma "conversa entre amigos".

Compartilhar

Prioridade nas reeleições

Em publicação nas redes sociais, Wagner detalhou que o momento exige dedicação a outras frentes de trabalho. "Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", informou o senador.

O afastamento de Jaques Wagner ocorre após o senador ser alvo da operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga o Banco Master. O inquérito apura um esquema de desvios que soma mais de R$ 3,5 milhões em que o parlamentar é suspeito de participação em irregularidades envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.

O afastamento, segundo o parlamentar, não representa um rompimento com os projetos políticos em curso, mas sim um redirecionamento de foco para atender às demandas eleitorais e aos processos pessoais nos quais está envolvido.

Apesar da mudança na liderança, Jaques Wagner ressaltou que mantém a sintonia com os objetivos do Executivo. Ele defendeu que a manutenção do projeto político é essencial para o desenvolvimento regional e nacional.

"Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil", declarou o parlamentar, sinalizando que continuará atuante na articulação política das campanhas de 2026.