Band Política

Professora e 1ª senadora por PE: quem é a nova líder do governo Lula

Teresa Leitão afirmou que vai atuar para fortalecer a articulação entre o Planalto e líderes do Senado, e que irá contribuir para o avanço de pautas de interesse do governo, como o fim da escala 6x1

Da redação
DA REDAÇÃO

25/06/2026 • 12:04 • Atualizado em 25/06/2026 • 12:04

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi anunciada, nesta quinta-feira (25), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a nova líder do governo no Senado. Ela assume o cargo de Jaques Wagner.

Compartilhar

Lula afirmou que a senadora terá a missão de articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população que estão em tramitação, como o fim da escala 6 por 1.

Em nota, Teresa Leitão agradeceu Lula pela confiança. “Assumo essa missão com os princípios que sempre orientaram minha trajetória pública: lealdade, diálogo, disciplina e trabalho”.

“Atuarei para fortalecer a articulação entre o Palácio do Planalto, a base aliada e os parlamentares, especialmente os líderes e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, contribuindo para a construção de consensos e para o avanço das pautas de interesse do governo e do povo brasileiro, como o fim da escala 6x1, a PEC da Segurança Pública e outras medidas voltadas ao desenvolvimento do país, à justiça social e à melhoria da qualidade de vida da população”, disse ela.

Quem é Teresa Leitão

Maria Teresa Leitão de Melo nasceu em outubro de 1951 em Recife. Ela se formou em pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1975, e iniciou a carreira profissional na rede estadual de ensino.

Ingressou no movimento sindical em 1984 como diretora da Associação dos Orientadores Educacionais de Pernambuco (AOEPE). Em 1993, foi eleita presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde 2000, foi eleita em 2002 à Assembleia Legislativa de Pernambuco com 23 mil votos. Sendo reeleita para mais quatro mandatos. Na Assembleia Legislativa, presidiu a Comissão de Educação e Cultura da casa.

Ela também já foi presidente do PT municipal de Olinda, do PT estadual de Pernambuco e membro do Diretório Nacional do PT.

Nas eleições de 2022, foi eleita senadora por Pernambuco, se tornando a primeira mulher da história a representar o estado no Senado Federal.

Saída de Jaques Wagner da liderança do governo

Em publicação nas redes sociais, Wagner detalhou que o momento exige dedicação a outras frentes de trabalho. "Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", informou o senador.

O afastamento de Jaques Wagner ocorre após o senador ser alvo da operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga o Banco Master. O inquérito apura um esquema de desvios que soma mais de R$ 3,5 milhões em que o parlamentar é suspeito de participação em irregularidades envolvendo o empresário Daniel Vorcaro.

O afastamento, segundo o parlamentar, não representa um rompimento com os projetos políticos em curso, mas sim um redirecionamento de foco para atender às demandas eleitorais e aos processos pessoais nos quais está envolvido.

Apesar da mudança na liderança, Jaques Wagner ressaltou que mantém a sintonia com os objetivos do Executivo. Ele defendeu que a manutenção do projeto político é essencial para o desenvolvimento regional e nacional.

"Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil", declarou o parlamentar, sinalizando que continuará atuante na articulação política das campanhas de 2026.