Saúde

Hantavírus: cidadãos dos EUA e França que estavam em navio testam positivo

Mulher francesa está internada e norte-americano não apresenta sintomas

Da redação
DA REDAÇÃO

11/05/2026 • 08:11 • Atualizado em 11/05/2026 • 17:48

Mais dois casos de hantavírus são confirmados

Mais dois casos de hantavírus são confirmados

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration

Mais dois casos de hantavírus ligados ao surto no navio MV Hondius, que cruzava o Atlântico, foram confirmados. Uma mulher francesa e um cidadão norte-americano testaram positivo pouco após serem evacuados na ilha de Tenerife, na Espanha.

Compartilhar

A mulher francesa foi enviada a Paris e está com sintomas sérios, conforme confirmou a Ministra da Saúde francesa Stéphanie Rist. “Infelizmente os sintomas dela pioraram ao longo da noite”, afirmou.

Já o norte-americano foi levado para Nebraska ao lado de 16 outros, mas não apresenta sintomas.

O surto de hantavírus no navio gerou apreensão de autoridades de todo o mundo e provocou uma corrida para rastrear possíveis infectados pela cepa que acometeu o navio.

Entretanto, pelas características do vírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçou que o risco para a saúde pública é limitado e disse que não se trata do início de uma nova pandemia como a de Covid-19.