Esporte na Band

São Paulo toma atitude após pedido de desculpas de Arboleda; veja detalhes

Diretoria do clube tricolor decide por reintegração do zagueiro equatoriano, que retoma atividades com o grupo após período de afastamento e sanções financeiras por ausência

Da redação
DA REDAÇÃO

24/06/2026 • 15:31 • Atualizado em 24/06/2026 • 15:31

Arboleda, zagueiro do São Paulo

Arboleda, zagueiro do São Paulo

Rubens Chiri / São Paulo FC

Resumo

Retorno de Arboleda ao São Paulo foi oficializado após reuniões e avaliações envolvendo diretoria, comissão técnica e jogadores, considerando o zagueiro apto para reintegração ao elenco principal nesta quarta-feira (24).

Sumiço de 30 dias do atleta sem aviso prévio, motivado por quadro de depressão, resultou em sanção financeira e cronograma de atividades individualizadas, com pedido público de desculpas ao clube e torcedores.

Histórico de Arboleda inclui maior tempo de casa no elenco, participação em 359 jogos, conquistas do Paulistão (2021), Copa do Brasil (2023) e Supercopa do Brasil (2024), além de rejeição a propostas de outros clubes durante seu afastamento.

O São Paulo Futebol Clube comunicou oficialmente, nesta quarta-feira (24), que o zagueiro Arboleda retomou as atividades com o elenco principal. A decisão pela reintegração ocorreu após o jogador passar por diversas avaliações e reuniões com a diretoria, comissão técnica e jogadores ao longo desta semana, sendo considerado apto para retornar à rotina da equipe. Ele também pediu desculpas oficialmente.

Compartilhar

Desde o início de maio, o atleta cumpria um cronograma de atividades individualizadas para aprimoramento físico. Essa medida foi tomada após o jogador receber uma sanção financeira proporcional aos dias em que esteve ausente de suas obrigações profissionais. Segundo a nota do clube, a volta do defensor foi definida após uma análise que envolveu aspectos "disciplinares, humanos, profissionais e esportivos".

Contexto: sumiço e pedido de perdão

A reintegração acontece logo após Arboleda publicar um vídeo em suas redes sociais pedindo desculpas públicas ao clube e aos torcedores pelo seu sumiço de 30 dias sem aviso prévio no início do ano. Na mensagem, o zagueiro revelou que estava enfrentando um quadro de depressão e admitiu que "não agi bem" ao não dar explicações sobre seu paradeiro.

Durante o período em que esteve afastado, o São Paulo chegou a receber e rejeitar propostas de outros clubes, como o Vitória e o Santos, optando pela permanência do atleta.

Arboleda é o jogador com mais tempo de casa no atual elenco, defendendo o Tricolor desde 2017. Com 359 jogos e 24 gols marcados, o equatoriano foi peça importante nas conquistas recentes do Paulistão (2021), Copa do Brasil (2023) e Supercopa do Brasil (2024). Agora, ele volta a ficar à disposição do técnico Dorival Júnior para a sequência da temporada.

Confira a nota oficial do São Paulo na íntegra:

"O São Paulo Futebol Clube comunica que o zagueiro Arboleda retomou as atividades com o elenco.

O atleta cumpria desde o início de maio um cronograma de atividades individualizadas sob a supervisão de profissionais do clube, visando ao aprimoramento físico, após receber sanção financeira compatível com o número de dias em que esteve ausente de suas atividades profissionais.

Ao longo desta semana, Arboleda reuniu-se com a diretoria, a comissão técnica e o grupo de jogadores e passou por diversas avaliações, apresentando-se apto para a reinserção à rotina da equipe.

Diante desse contexto, e após avaliação dos aspectos disciplinares, humanos, profissionais e esportivos envolvidos, o São Paulo entende que a reintegração é a medida mais adequada neste momento."