A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que vai apurar o caso de motociclistas flagrados realizando manobras arriscadas em uma área do Aeroporto de Anápolis, em Goiás. Imagens que circulam nas redes sociais mostram grupos de motoqueiros usando uma pista interditada do terminal de cargas, nas proximidades do pátio operacional do aeródromo.
Segundo fontes ouvidas pela reportagem, a prática acontece há meses, não apenas próximo à uma pista que está inoperante, mas também em áreas próximas ao cercado do pátio de aeronaves, o que tem preocupado pilotos que operam no aeroporto.
Os profissionais temem que peças desprendidas das motocicletas ou outros detritos possam atingir aeronaves ou entrar em áreas de movimentação, criando riscos à segurança operacional.
"Eles estão aproveitando essa pista abandonada para fazerem isso. Nós estávamos fazendo um teste na aeronave e eles estavam lá, puxando uma roda e tirando fotos. Estamos bem chateados com a situação e não temos uma contrapartida", disse um dos pilotos, que preferiu não se identificar.
Em nota, a Anac afirmou que não havia recebido denúncias formais sobre a situação, mas informou que irá investigar o caso. A agência destacou que a regulamentação determina que o operador do aeródromo mantenha sistemas de proteção capazes de impedir o acesso não autorizado de pessoas e veículos, além de evitar a entrada de objetos que possam representar perigo às operações aéreas.
A agência também revelou que já existe um processo de fiscalização em andamento no Aeroporto de Anápolis (GO) após a identificação de problemas de infraestrutura durante inspeções realizadas no local. Um dos pontos analisados é justamente a cerca operacional. Segundo a Anac, o operador apresentou "evidências de ações corretivas" e informou que realiza rondas em horários alternados, além de duas inspeções diárias na área operacional.
A Infraero, que administra o Aeroporto de Anápolis desde novembro de 2024, afirmou que tomou conhecimento da movimentação de motociclistas em março deste ano. Segundo a estatal, as atividades ocorrem na área do aeroporto de cargas, cuja administração é de responsabilidade do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).
Ainda de acordo com a Infraero, a prática é considerada incompatível com as atividades aeroportuárias e com as normas de segurança operacional estabelecidas pela Anac. A empresa informou que, após identificar a situação, enviou, em 25 de março, um ofício à Goinfra relatando preocupação com as manobras e sugerindo a adoção de medidas para impedir a continuidade das atividades.
A estatal também destacou que o Aeroporto de Anápolis possui cercamento completo, conta com apenas um acesso operacional e mantém vigilância 24 horas por dia voltada à segurança operacional e patrimonial.
A pista utilizada pelos motociclistas permanece interditada. Segundo informações obtidas pela reportagem, o fechamento ocorreu após o surgimento de uma erosão em uma das cabeceiras.
Questionada sobre a possibilidade de reativação da estrutura, a Infraero informou que o assunto deve ser tratado diretamente com a Goinfra, responsável pela área onde as imagens foram registradas. A Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes foi procurada, mas ainda não se manifestou.
*Imagem cedida/@reporteranapolis
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

