Band Jornalismo

Frio marca o início do inverno em SP; Itararé e Apiaí registram 5,4°C

Massa de ar frio e seco mantém o tempo estável neste domingo (21), com nevoeiro pela manhã e chance de chuva isolada apenas no litoral

Da redação
DA REDAÇÃO

21/06/2026 • 07:45 • Atualizado em 21/06/2026 • 07:46

Frio em São Paulo

Frio em São Paulo

Paulo Pinto/Agência Brasil

Resumo

O primeiro domingo do inverno no estado de São Paulo foi marcado por frio intenso devido a uma massa de ar frio e seco, com tempo estável e predomínio de sol na maioria dos municípios, segundo a Defesa Civil estadual.

Diversas cidades registraram nevoeiro durante a madrugada e início da manhã, com sensação de frio predominante, e as menores temperaturas ocorreram em Itararé e Apiaí (5,4°C), seguidas por Rancharia, Assis, Paraguaçu Paulista, Barra do Turvo, Adamantina, Juquitiba, Piracicaba e Presidente Prudente, todas abaixo de 10°C.

A capital paulista teve mínimas entre 10,6°C e 11°C, o sol deve predominar durante o dia, exceto no litoral, onde há chance de chuva e ventos de até 65 km/h, máximas vão de 16°C a 27°C conforme a região, e a Defesa Civil recomenda atenção especial a idosos, crianças e pessoas em situação de rua nas horas mais frias.

O primeiro domingo do inverno começou com frio em diversas regiões do estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil estadual, uma massa de ar frio e seco atua sobre o território paulista neste domingo (21), garantindo tempo estável e predomínio de sol na maior parte dos municípios ao longo do dia.

Compartilhar

Durante a madrugada e o início da manhã, diversas cidades registraram nevoeiro, fenômeno que tende a se dissipar gradualmente com o aquecimento provocado pela incidência solar. Apesar das temperaturas amenas, a sensação de frio predominou em diferentes regiões do estado.

As menores temperaturas foram registradas em Itararé e Apiaí, ambas com 5,4°C. Em seguida aparecem Rancharia, com 6,3°C, e Assis e Paraguaçu Paulista, que marcaram 6,4°C. Outras cidades do interior também registraram temperaturas abaixo dos 10°C, como Barra do Turvo (6,7°C), Adamantina (7,6°C), Juquitiba (7,9°C), Piracicaba (8,9°C) e Presidente Prudente (9°C).

Na capital paulista, a estação meteorológica de Interlagos registrou mínima de 10,6°C, enquanto outra estação da cidade marcou 11°C.

Ao longo do dia, o sol deve predominar na maior parte do estado. A exceção fica por conta da faixa litorânea, onde há possibilidade de pancadas isoladas de chuva e rajadas de vento que podem atingir até 65 km/h. No entanto, não são esperados acumulados significativos de precipitação.

As temperaturas máximas devem variar entre 16°C e 22°C nas regiões entre o centro e o sul do estado. Já nas áreas entre o centro e o norte paulista, os termômetros podem alcançar entre 22°C e 27°C durante a tarde.

A Defesa Civil orienta atenção especial aos grupos mais vulneráveis às baixas temperaturas, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, especialmente durante as primeiras horas do dia, quando o frio é mais intenso.

Tópicos relacionados