Três passageiros do cruzeiro que está isolado no Oceano Atlântico devido a um surto de hantavírus foram removidos da embarcação nesta quarta-feira (6) em estado grave. Eles foram levados para a Holanda, onde receberão tratamento. Até agora, foram identificados oito casos da doença no navio, e três pessoas morreram.
Um homem britânico, que já tinha sido transferido do cruzeiro para a África do Sul, em estado crítico, segue internado. Autoridades confirmaram nele a presença da cepa andina do vírus, que pode ser transmitida entre humanos, e tem taxa de mortalidade acima dos 40%.
O cruzeiro de luxo partiu de Ushuaia, na Argentina, passou pela Península Antártica, fez a primeira parada em Tristão da Cunha, depois na Ilha de Santa Helena e na Ilha de Ascensão. O navio se aproximou de Cabo Verde no último domingo (3), quando foi impedido de atracar, já por causa do surto da doença.
A expectativa é que o navio chegue a Tenerife, nas Ilhas Canárias, no sábado (9), após acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Autoridades garantem que não há risco para a população local. A Espanha, detentora do arquipélago, afirmou que tem a obrigação moral e legal de prestar assistência a essas pessoas.
Fique bem informado!
Receba gratuitamente as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail
Escolha quais newsletters quer receber

