Band Paraná

Ponte de Guaratuba é liberada em definitivo para veículos

Fluxo entre Guaratuba e Matinhos começa a operar sem pedágio após fim de semana de inauguração e maratona

Da redação
DA REDAÇÃO

03/05/2026 • 12:40 • Atualizado em 03/05/2026 • 12:40

O tráfego de veículos na Ponte de Guaratuba, que liga Guaratuba a Matinhos, no Litoral do Paraná, foi liberado de forma definitiva às 10h deste domingo (3), após a conclusão das provas do segundo dia da Maratona Internacional do Paraná.

Compartilhar

Abertura definitiva após maratona

A liberação ocorreu logo depois da passagem dos últimos atletas das provas de 10 e 42 quilômetros, que marcaram o primeiro grande evento esportivo realizado na nova ligação litorânea do Estado.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ao longo deste domingo os motoristas ainda podem encontrar alguns pontos de mobilização por causa da maratona, mas o fluxo está totalmente liberado nos dois sentidos.

"Pedimos que os veículos transitem dentro da velocidade permitida e lembramos que o trânsito é permitido para veículos de até 26 toneladas e caminhões até quatro eixos", reforçou o tenente Eduardo Pontes, da PRE.

A operação da travessia para veículos leves ficará sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), em conjunto com o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), que vão orientar o fluxo e reforçar a segurança.

Fim de semana de festa na nova ligação

A liberação total do tráfego encerra um fim de semana de celebrações. Na sexta-feira (1º), um espetáculo de luzes, drones e música marcou a entrega oficial da ponte à população.

No sábado (2), às 11h30, o governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou o primeiro comboio de veículos a cruzar a estrutura, em uma abertura controlada que permitiu a passagem nos dois sentidos até as 5h de domingo. Em seguida, o trânsito foi novamente interrompido para o segundo dia da maratona, antes da liberação definitiva.

Moradores comemoram impacto para o Litoral

Horas depois de correr pela ponte, muitos participantes voltaram ao local de carro para atravessar a nova estrutura. Entre eles estava o curitibano Luiz Gustavo Tozin, de 42 anos.

"Hoje fiz a corrida dos 10 quilômetros, foi emocionante descer e ver a multidão atravessando a estrutura. Vai valorizar demais nosso litoral do Estado", afirmou o morador.

O também curitibano Leandro Medeiros, de 36 anos, que durante anos utilizou o ferry boat, foi ao Litoral para conhecer a ponte de mais de 1,2 quilômetro de extensão.

"Ela está muito bonita, muito ampla e era muito necessária, principalmente pela questão de fluxo de veículos", avaliou.

Sem pedágio e com foco em turismo

Desde o planejamento, o governo estadual definiu que não haverá cobrança de pedágio para utilização da ponte. Também restringiu a passagem de veículos de maior porte, com limite de peso e de eixos, para preservar a durabilidade da obra e garantir maior fluidez no trânsito.

Nos planos do Estado, a antiga área de embarque do ferry boat deve ser totalmente remodelada, com a implantação de um complexo náutico voltado ao turismo e ao lazer, ampliando o potencial de desenvolvimento do Litoral.

Com mais de 1,2 quilômetro de extensão e estrutura moderna, a Ponte de Guaratuba substitui uma travessia antes marcada por filas e longos tempos de espera. Agora, o percurso entre os dois municípios pode ser feito em poucos minutos.