Com candidatura sub judice, o candidato Arthur Henrique (PL) venceu as eleições para governador do estado de Roraima. A votação aconteceu neste domingo (21). Com 99,93% das urnas apuradas, Arthur recebeu 60,88%, o que representa 159.906 votos.
Em segundo lugar ficou Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador interino e ex-presidente da Assembleia Legislativa, que recebeu 35,72% dos votos. O mandado do novo eleito vai até janeiro de 2027.
Condição judicial
Arthur Henrique disputa a eleição sob condição judicial. Sua candidatura foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Flávio Dino decidiu invalidar uma norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizava os prazos de desincompatibilização para candidatos ocupantes de cargos públicos.
Segundo Dino, os prazos previstos na Lei das Inelegibilidades — de três ou seis meses, conforme o cargo — devem ser respeitados integralmente. Como ainda há possibilidade de recurso, Arthur permanece na disputa e aparece nas urnas como candidato “sub judice”.
A decisão do ministro também impactou a candidatura do PT. Inicialmente, o partido havia escolhido a professora Antônia Pedrosa para concorrer ao governo, mas ela não deixou o cargo público dentro do prazo legal exigido.
Com isso, a legenda substituiu a candidatura por Nelita Frank. No entanto, devido ao curto prazo para atualização das urnas eletrônicas, o nome e a fotografia de Antônia Pedrosa foram mantidos. De acordo com o TRE-RR, não houve tempo hábil para realizar a alteração no sistema.
Quem é Arthur Henrique?
Arthur Henrique é ex-prefeito de Boa Vista e apoiado pelo grupo político do ex-governador. O novo pleito foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em 30 de abril, o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil), que havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium.
A chapa foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Entre as irregularidades apontadas pelo TSE estão a distribuição de cestas básicas e o repasse de recursos a municípios em desacordo com a legislação eleitoral.
Eleições complementares em cinco municípios
O novo pleito para o governo de Roraima foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em 30 de abril, o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil), que havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium. A chapa foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Entre as irregularidades apontadas pelo TSE estão a distribuição de cestas básicas e o repasse de recursos a municípios em desacordo com a legislação eleitoral.
Além da eleição para governador em Roraima, eleitores de cinco municípios brasileiros também votaram neste domingo para escolher prefeitos e vice-prefeitos que exercerão mandato até janeiro de 2029.
As eleições suplementares foram convocadas após a perda dos mandatos dos gestores eleitos em 2024. Os novos pleitos aconteceram em Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).
Newsletter Notícias
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as notícias mais importantes do dia direto no seu e-mail.
Selecione os seus temas favoritos:

