Band Política

Com candidatura sub judice, Arthur Henrique vence eleição ao governo de RR

A candidatura foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF)

Da redação
DA REDAÇÃO

21/06/2026 • 21:10 • Atualizado em 22/06/2026 • 00:49

Com candidatura sub judice, o candidato Arthur Henrique (PL) venceu as eleições para governador do estado de Roraima. A votação aconteceu neste domingo (21). Com 99,93% das urnas apuradas, Arthur recebeu 60,88%, o que representa 159.906 votos.

Compartilhar

Em segundo lugar ficou Soldado Sampaio (Republicanos), atual governador interino e ex-presidente da Assembleia Legislativa, que recebeu 35,72% dos votos. O mandado do novo eleito vai até janeiro de 2027.

Condição judicial

Arthur Henrique disputa a eleição sob condição judicial. Sua candidatura foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), e o ministro Flávio Dino decidiu invalidar uma norma do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) que flexibilizava os prazos de desincompatibilização para candidatos ocupantes de cargos públicos.

Segundo Dino, os prazos previstos na Lei das Inelegibilidades — de três ou seis meses, conforme o cargo — devem ser respeitados integralmente. Como ainda há possibilidade de recurso, Arthur permanece na disputa e aparece nas urnas como candidato “sub judice”.

A decisão do ministro também impactou a candidatura do PT. Inicialmente, o partido havia escolhido a professora Antônia Pedrosa para concorrer ao governo, mas ela não deixou o cargo público dentro do prazo legal exigido.

Com isso, a legenda substituiu a candidatura por Nelita Frank. No entanto, devido ao curto prazo para atualização das urnas eletrônicas, o nome e a fotografia de Antônia Pedrosa foram mantidos. De acordo com o TRE-RR, não houve tempo hábil para realizar a alteração no sistema.

Quem é Arthur Henrique?

Arthur Henrique é ex-prefeito de Boa Vista e apoiado pelo grupo político do ex-governador. O novo pleito foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em 30 de abril, o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil), que havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium.

A chapa foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Entre as irregularidades apontadas pelo TSE estão a distribuição de cestas básicas e o repasse de recursos a municípios em desacordo com a legislação eleitoral.

Eleições complementares em cinco municípios

O novo pleito para o governo de Roraima foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar, em 30 de abril, o mandato do então governador Edilson Damião (União Brasil), que havia assumido o cargo após a renúncia de Antonio Denarium. A chapa foi condenada por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022. Entre as irregularidades apontadas pelo TSE estão a distribuição de cestas básicas e o repasse de recursos a municípios em desacordo com a legislação eleitoral.

Além da eleição para governador em Roraima, eleitores de cinco municípios brasileiros também votaram neste domingo para escolher prefeitos e vice-prefeitos que exercerão mandato até janeiro de 2029.

As eleições suplementares foram convocadas após a perda dos mandatos dos gestores eleitos em 2024. Os novos pleitos aconteceram em Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG).