Band Política

Lula desembarca nos Estados Unidos para encontro com Trump

Presidentes dos dois países se encontrarão nesta quinta-feira na casa Branca

Da redação
DA REDAÇÃO

07/05/2026 • 01:01 • Atualizado em 07/05/2026 • 01:01

Lula e Trump

Lula e Trump

Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em Washington, nos Estados Unidos, por volta das 22h desta quarta-feira (horário de Brasília). O líder brasileiro terá uma reunião com o presidente americano, Donald Trump, nesta quinta-feira (8). O encontro marca uma tentativa de aproximação após uma série de atritos.

Compartilhar

O encontro acontecerá a partir das 12h e deve ser seguido de uma coletiva com os dois presidentes. Ainda não se sabe se a reunião será apenas com eles ou se terá a presença também de ministros. Lula embarcou acompanhado por cinco ministros e pelo diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

A avaliação no Palácio do Planalto é de que esse momento público pode ser importante para marcar politicamente o encontro e dar o tom das negociações bilaterais. Há, no entanto, um receio sobre os impactos das falas dos chefes de estado.

A tendência é que a reunião siga em boa parte de forma mais restrita entre os integrantes das duas delegações. A visita de Lula, segundo a Casa Branca, será para uma reunião de trabalho, o que diminui a formalidade do encontro, mas amplia a possibilidade de negociações entre os países.

Assuntos que serão discutidos

Um dos temas prioritários será a segurança pública. Os Estados Unidos têm defendido a possibilidade de classificar facções criminosas brasileiras como organizações terroristas, proposta que enfrenta resistência do governo brasileiro. O Planalto avalia que o enquadramento jurídico não é adequado dentro da legislação brasileira.

Apesar da divergência, o governo Lula pretende avançar na cooperação com os Estados Unidos para combater o tráfico internacional de drogas, o contrabando de armas e a atuação de facções criminosas com impacto nos dois países. A expectativa da comitiva é sair da reunião com algum acordo fechado ou ao menos com negociações avançadas nessa área.

Outro eixo estratégico será o debate sobre minerais críticos e terras raras. O governo brasileiro quer chegar aos Estados Unidos com a regulamentação do setor aprovada pela Câmara dos Deputados. O texto foi aprovado de forma simbólica na Câmara, nesta quarta-feira (6), e é tratado pelo Planalto como um ativo relevante na negociação com Washington.

As relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos também estarão na pauta. O governo pretende discutir investimentos e ampliar negócios bilaterais, além de defender o Pix, sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central e alvo de questionamentos de setores americanos que alegam impactos sobre empresas dos Estados Unidos.