
Três homens de associação criminosa voltada ao tráfico de drogas são presos em Taubaté
Divulgação
Em uma operação realizada nesta quarta-feira (20), a Polícia Civil da DEIC (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Taubaté desmanchou uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas e responsável por diversos homicídios na cidade. A ação resultou na prisão em flagrante de três indivíduos, incluindo os principais líderes do grupo.
De acordo com as informações da DEIC, entre os presos estão “Nandinho”, apontado como o chefe da associação criminosa, e “Radical”, seu braço direito. Um terceiro indivíduo, responsável pela venda de entorpecentes, também foi detido. Todos os envolvidos permaneceram presos à disposição da Justiça após a apreensão de um vasto material ilícito.
As investigações anteriores já haviam comprovado a periculosidade e o impacto da organização na segurança pública de Taubaté. No ano de 2021, essa facção foi a responsável por uma alarmante elevação na média anual de homicídios na cidade, que saltou de 22 para 42 casos. Esse aumento drástico na violência foi atribuído diretamente a disputas por pontos de venda de drogas.
Durante a operação, foram apreendidos uma pistola calibre 9mm, dinheiro em espécie e grande quantidade de entorpecentes, incluindo: 562 pinos de cocaína, 480 pedras de crack, 20 porções de maconha, 159 porções de flor de maconha, meio tijolo de crack, diversas porções a granel de cocaína e uma porção grande de haxixe.
A ação da DEIC de Taubaté é considerada um “duro golpe” contra o tráfico e o crime organizado, e as autoridades esperam que ela contribua significativamente para prevenir futuros homicídios, que poderiam ser ordenados pelo líder da organização criminosa.

