
Seleção disputa partida com a Escócia nesta quarta-feira (23) na Copa do Mundo
Dylan Martinez/Reuters
Nesta quarta-feira (24), o Brasil retorna a campo em uma partida decisiva contra a Escócia. O jogo define a liderença do grupo e quem a Seleção pode pegar na próxima etapa. Dentro deste contexto, muitos já se preparam para assistir a partida em conjunto, e estudante e professores também podem estar neste grupo, uma vez que uma resolução da Secretaria de Educação de São Paulo permite que as escolas folguem em dias de jogos do Brasil.
A medida, oficializada por meio da Resolução SEDUC nº 62, visa adequar o funcionamento das unidades de ensino ao calendário do torneio mundial.
De acordo com o documento, a regra de liberação é válida, inicialmente, para os confrontos estabelecidos na primeira fase da competição.
Caso a equipe nacional avance para as etapas eliminatórias subsequentes, a dispensa automática permanece em vigor para todas as partidas que coincidirem com os turnos regulares de aulas.
Dinâmica de reposição e organização escolar
Embora as atividades presenciais fiquem suspensas nos períodos dos jogos, a Secretaria da Educação estabelece critérios rigorosos para que o ano letivo não sofra prejuízos. A decisão impõe a obrigatoriedade de reposição de todas as aulas perdidas.
Essa compensação é necessária para assegurar o cumprimento integral da carga horária anual exigida pela legislação educacional.
A responsabilidade pela reorganização do calendário pedagógico fica a cargo da equipe de gestão de cada unidade escolar. Os diretores e coordenadores devem planejar as datas de reposição, que podem ocorrer tanto em turnos alternativos quanto aos sábados.
Além disso, o plano de compensação precisa ser amplamente divulgado com antecedência para toda a comunidade escolar, incluindo pais, responsáveis e estudantes, e submetido à validação e aprovação formal da Secretaria da Educação. A determinação oficial entrou em vigor de forma imediata a partir da data de sua publicação no Diário Oficial do Estado.

